terça-feira, 4 de maio de 2010

Quase Sem Querer

Estudo: Como o Senhor o Chamou
(II Parte)

Pr. Daniel Martins
Piercing Pierc.ing = adj 1 perfurante. 2 penetrante. 3 agudo, lancinante. 4 intenso (frio).

►A arte do body piercing já existe há mais de 5000 anos. Ela tem vindo a ser usada como expressão pessoal, ritual espiritual, distinção de realeza e, mais recentemente, como estética.

►Hoje, a grande maioria dos piercings é colocada por uma questão de estética, gosto, mas ainda existem lugares que o piercing é usado por motivos de religião, cultura...

“Pelos mortos não fareis incisões no vosso corpo, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19: 28) - Thompson
“Vós sois filhos do Senhor vosso Deus. Não fareis incisão alguma no vosso corpo, nem rapareis o cabelo em honra de algum morto...” (Deuteronômio 14:1) - Thompson

Estes textos são usados para proibir o Piercing no meio cristão, e é importante observar que em Levítico também está falando sobre tattoo, mas quero deixar esta questão para o próximo tópico, gostaria de destacar aqui apenas a palavra incisão, que é o foco de toda esta discussão.
Incisão = [Do lat. incisione.] Substantivo feminino.
1.Corte, talho, golpe, incisura.
2.Cir. Abertura da pele ou de parte(s) mole(s) feita com instrumento cortante.

►Não há dúvida que a palavra incisão pode ser usada para definir a prática de body piercing, mas o que temos que observar é o contexto. Em Levítico o versículo diz: “pelos mortos não fareis incisões” não diz para não fazer, diz para não fazer pelos mortos.
Em Deuteronômio diz para não fazer incisão “em honra de algum morto”

►O problema não está na incisão, mas na adoração aos mortos!
Esta é uma prática muito comum ainda hoje, por exemplo...

◙O Culto a egun ou egungun: tem por finalidade preservar e assegurar a continuidade do processo civilizatório africano no Brasil, é o culto aos ancestrais masculinos, originário de Oyo, capital do império Nagô, que foi implantado no Brasil no início do século XIX.

O culto principal aos Egungun é praticado na Ilha de Itaparica no Estado da Bahia mas existem casos em outros Estados.

►O culto à Egun ou Egungun veio da África junto com os Orixás trazidos pelos escravos. Era um culto muito fechado, secreto mesmo, mais que o dos Orixás por cultuarem os mortos.

Tanto a tradição Nagô como a Jeje e a Congo-Angola cultuam os ancestrais. Para os Nagôs existem no Brasil três formas de cultuar os ancestrais, os Esa, os Egungun e as Iya-mi Agba.

◙O carnaval de Finados
No México, o dia dos mortos não é de luto. Os entes queridos são lembrados, em casa e nos cemitérios, com muita festa e música.

►O culto dos mortos e a crença numa vida além morte é quase tão antigo como o homem.
Em Portugal os vestígios arqueológicos relativos a este culto apontam para 50.000 anos.

►Índios, Egípcios, Espíritas e muitos outros, cultuavam e cultuam os mortos, inclusive com a prática de raspar a cabeça, como vimos em Deuteronômio.

Portanto, não há problema em por um piercing, ou brincos, na Bíblia vemos muitas referências a muitos que usavam por vários motivos diferentes...
“Eu te adornei com enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar no teu pescoço, e te pus uma jóia na testa, pendentes nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.”
(Ezequiel 16:11,12)

Deus está falando aqui de Jerusalém, e compara as Bênçãos que ele derramou sobre Jerusalém com adornos, inclusive pendentes nas orelhas e uma jóia na testa, que Ele colocou em Jerusalém.

Em Isaías Deus diz: pendentes de nariz.
(Isaías 3:21)

Em muitas partes da Bíblia lemos a palavra Brinco ou pendente.
(Gênesis 35:4 / Êxodo 32:2 / Juizes 8:24)...

Um exemplo de incisão na Bíblia voltada para adoração de demônios está em...
(I Reis 18: 27,28)

►Lembre sempre que o pecado não está na palavra incisão, mas na sua intenção.

Pr. Daniel Martins, Soul Factor

Nenhum comentário: