quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mistério nas Terras D'além Mar

Sim, Nós Também
Temos Stonehenge

   Parque Arqueológico do Solstício, onde está o monumento Observatório Astronômico de Calçoene, Amapá. Enquanto o Stonehenge britânico tem cerca de 4.500 anos o nosso é mais recente por volta de 1.100 anos e foi descoberto no séc. XIX pelo explorador e pesquisador Emílio Goeldi (1859 - 1917).

   A estrutura é formada por blocos de granito e medem em media 30 metros de diâmetro, segundo pesquisadores o local era usado em cerimônias indígenas que aconteciam durante o período do solstício, quando a disposição das pedras permitem que se observe com perfeição o percurso do Sol. O local servia também para o enterro de pessoas importantes da tribo.

   As técnicas utilizadas na construção ainda são desconhecidas, assim como as utilizadas na construção de outros monumentos parecidos ao redor do mundo. Ainda no séc. XIX foram feitas as primeiras observações arqueológicas, mas o sítio acabou ficando abandonado com o tempo, voltando a ser explorado novamente apenas em 2005 pelo IEPA (instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do estado do Amapá).

    Estudiosos acreditam que o local serviu de refúgio para os índios que conseguiram escapar da invasão europeia do séc. XVI, por ser um espaço menos acessível aos colonizadores. O Governo do Estado tem pretensões de abrir ao público para visitações, sem data prevista.

"É um período marcado pela chuva, que muda completamente a paisagem, trazendo alimentos em abundância." - João Saldanha, arqueólogo do IEPA sobre o solstício.

Nenhum comentário: